top of page
andrei_ursa05.jpg

 Andrei Bessa (Fortaleza, Brasil, 1987)
Dramaturgista, performer, pesquisador e professor de teatro. Mestre em Artes (UFC). Graduado em Artes Cênicas (IFCE) e Publicidade e Propaganda (UFC). Entre 2017 e 2020, foi coordenador do Laboratório de Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (Instituto Dragão do Mar). Professor substituto do Curso de Licenciatura em Teatro do IFCE, de 2015 a 2017. 

Atualmente pesquisa performance no âmbito do Programa Avançado de Criação em Artes Performativas, com curadoria de João Fiadeiro para o Forum Dança / Lisboa. Em Portugal, como performance esteve em “Barricada”, de Marcelo Evelin (2022 - Festival Transborda), “Do que fazer daqui para trás - versão expandida”, de João Fiadeiro (2021 - Espaço da Penha) e “R|Existência”, de João Fiadeiro (2021 - Teatro do Bairro Alto). Contribuiu para a 6ª edição do jornal Coreia, com direção editorial de João do Santos Martins, através do texto “Quando não olhamos sós”, lançado em março de 2022. 

Com atual ênfase na performance, seu processo artístico também entrelaça dança, audiovisual, fotografia e literatura. Destaca-se seus trabalhos com a Inquieta Cia., “Pra Frente o Pior”, “Derivações do Pior” e “Esconderijo dos Gigantes”.

A dramaturgia é uma das áreas centrais em sua pesquisa e atuação artística, desenvolvida na dissertação “Dramaturgias Incompletas: para uma composição em atlas” (2015). Colaborador do grupo de estudo “Dramaturgia: o que quer e o que pode o corpo?”, coordenado por Thereza Rocha. Coordenador do projeto “Dramaturgir – ação de estudos e práticas em dramaturgia” (2016), ação pedagógica da Inquieta Cia em que reuniu oficinas, leituras dramáticas e conversas públicas ao longo de 04 meses. 

 

Investiga seu corpo gordo como espaço de expansão e expressão artística. Dentro dessa perspectiva, entre 2020 e 2021, integrou o núcleo de práticas e pesquisas em teatro e pós-pornografia “Estudos sobre o Olho”, coordenado por Janaína Leite Albuquerque e André Medeiros Martins que integra o Núcleo de Pesquisa do Grupo XIX de Teatro (São Paulo).

Foto de Aline Belfort

bottom of page